Como será o funeral do Papa? Saiba o cronograma dos ritos que já começam nesta quarta

- 22 abril





Os rituais, orações e homenagens ao Papa Francisco, que morreu na madrugada dessa segunda-feira (21), já têm data para acontecer.

O Vaticano informou que o velório aberto ao público terá início nesta quarta-feira (23), às 9h do horário local (3h em MS). O camerlengo Kevin Farrell fará o rito de transporte do caixão de Francisco da Casa Santa Marta até a Basílica de São Pedro.

A procissão passará pelas praças Santa Marta e Protomártires Romanos, em seguida pelo Arco dos Sinos em direção à Praça de São Pedro, onde irá entrar na Basílica do Vaticano.

O cardeal fará então a Liturgia da Palavra e dará início às visitas ao caixão do Papa.

Enterro

Já no sábado (26), às 10h do horário local (4h em MS), o decano do Colégio Cardinalício, cardeal Giovanni Battista Re fará a Missa das Exéquias, tradicional cerimônia aos católicos mortos, na Praça de São Pedro, em frente à Basílica de São Pedro. A celebração marca o primeiro dia do Novendiali (novenário), os nove dias de luto e orações em homenagem ao Papa.

Ainda, são celebrados Última Commendatio e a Valedictio, as despedidas que encerram as exéquias.

Por fim, o caixão do pontífice é levado ao interior da basílica e depois transferido à Basílica de Santa Maria Maggiore, onde ocorrerá a cerimônia de sepultamento.

*Com informações da CNN

Fonte: Midiamax